Calebe Guerra é bacharel em Literatura Chinesa pela Universidade Xi’an Jiaoyong e mestre em Literatura Clássica Chinesa pela Universidade de Wuhan. Ele apresenta os podcasts BiYiNiao do Livro, com reflexões pessoais em torno de filosofia e literatura chinesa, Conto de Terror, spin-off do primeiro, de narração de histórias de terror chinesas e o Pagode Chinês, sobre notícias e curiosidades da China.
Faz parte da filosofia taoista de Zhuangzi tentar resolver o conflito entre a utilidade e a inutilidade. O que ele tenta provar é que a utilidade tem suas raízes no não-útil. Em outras palavras, a inutilidade de algo não é o oposto do que nos serve como útil, mas sim sua própria razão.
No episódio 14 do BiYiNiao do Livro, Calebe Guerra reflete sobre as implicações do não-útil e de como podemos lidar com a nossa própria inutilidade a partir de diálogos de Zhuangzi com Huizi.
Para escutar, basta acessar o seu tocador de podcast favorito ou diretamente pela Aboio.
BiYiNiao é um pássaro da mitologia chinesa – especial pelo fato de ter somente uma asa e um olho. Sempre que um BiYiNiao deseja alçar voo, ele precisa juntar-se a outro BiYiNiao.
Um BiYiNiao sozinho não sai do chão; dois juntos, sendo do outro asa e olho, bicam os mais sublimes píncaros. Sempre e somente juntos.
É com muito orgulho que nós da Aboio anunciamos a nossa parceria com o BiYiNiao do Livro, podcast sobre cultura chinesa e seus desdobramentos literários.
Acompanhe as redes do BiYiNiao do Livro e as da Aboio para não perder nenhuma novidade desta parceria!
Colagem de Leopoldo Cavalcante.